Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

Um pouco de vinho só faz bem

Muito legal a reportagem que estava no site: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/03/12/mito-ou-verdade-tomar-vinho-no-jantar-melhora-a-digestao.jhtm
É ler, pegar uma taça colocar um pouco de vinho, e tim tim.

Mito ou verdade: tomar vinho no jantar melhora a digestão?
Anahad O'Connor

The New York Times

Estudos explicam por que o vinho tinto e a carne vermelha se harmonizam tão bem
Mulheres que bebem correm menos risco de engordar
Vinho tinto e chocolate amargo são anticancerígenos
A afirmação

Tomar uma taça de vinho no jantar ajuda na digestão.

Os fatos

Harmonizar o vinho certo com a refeição pode melhorar o sabor e estimular a conversa. Mas será que isso realmente ajuda a digerir a comida, como sugerido por autoridades ao longo do tempo, até mesmo pela Bíblia? (“Não beba mais água, mas use um pouco de vinho para o bem de seu estômago”).

Milênios depois, cientistas ainda estão trabalhando nisso. Alguns descobriram que bebidas alcoólicas aceleram o esvaziamento de alimentos do estômago e estimulam o ácido gástrico, enquanto outros sustentam que há pouco efeito. Um estudo realizado por pesquisadores alemães, publicado no jornal Gut, pode explicar a discrepância: a pesquisa descobriu um efeito a partir de bebidas fermentadas (vinho, xerez e cerveja), mas não a partir de bebidas que eram fermentadas e também destiladas, como rum, conhaque e uísque.

“Os elementos constituintes da bebida alcoólica que estimulam a liberação de ácido gástrico e gastrina são, em sua maioria, provavelmente produzidos durante o processo de fermentação e removidos durante a destilação”, eles concluíram.

Outros estudos ajudam a explicar por que o vinho tinto e a carne vermelha se harmonizam tão bem. A proteína suaviza as taninas do vinho, e o tinto ajuda a contrabalalancear substâncias potencialmente prejudiciais – gorduras oxidadas chamadas de MDA, ou malonaldeídos – liberadas quando a carne é ingerida.

Um estudo de 2008 descobriu que uma porção de carne vermelha de peru elevava os níveis da substância no sangue dos indivíduos participantes. Mas, quando combinada com uma taca de cabernet sauvignon ou shiraz, o aumento do MDA era “completamente evitado”.

Conclusão

Uma taca de vinho pode ajudar na digestão.

© 2010 New York Times News Service

2 comentários:

  1. Vamos brindar a esperança de que todos os educadores possam ter a ética, compreensão e vontade de se superar a cada dia e isso se faz assim buscando conhecimentos e compartilhando com as pessoas seu trabalho e pesquisas para ajudar seu semelhante e as crianças que precisam se superar. Parabéns querido amigo!

    ResponderExcluir