Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

EXERCÍCIOS DE REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA

Reunir as crianças em um círculo colocando-as em posição de prono (de bruços), quando todos estiverem em posição pedir para se apoiarem em um dos braços, voltar à posição inicial, em seguida levantar o tronco, sem retirar as mãos e os pés do chão. Em seguida o professor deve pedir a todos para se colocarem em posição de supino (de barriga para cima), ainda em supino pedir para mexerem os braços, ora o direito, ora o esquerdo de acordo com o seu comando, pedir para fletir as pernas, em seguida tentar se balançar. Voltar à posição inicial.
O professor deve levantar-se suavemente, e pedir a todos que façam o mesmo. Com todos já de pé pedir para movimentarem-se em um círculo. Após, com todos parados ainda em círculo, efetuarem movimentos circulares com os braços (ambos os braços), pedir somente com o braço esquerdo, agora somente o direito, juntar os braços e após deixá-los relaxados e tentar tocar o pé. Relaxar todo o corpo. Em seguida com movimentos suaves sentar-se, sem, no entanto cair.
Após estes movimentos, com todos deitados pedir para respirar bem devagar, logo em seguida inspirar, repetir seis vezes. Após colocar todos para fazerem movimentos livres, cada criança deverá criar o seu movimento, não permitir repetições.
Em supino rolar até chegar a prono, em prono rolar até chegar a supino. Agora o educador pedirá para cada um reconhecer cada parte de seu corpo e dizer a que função é destinada.
Os exercícios não devem exceder a duas horas, para uma melhor fixação dos objetivos psicomotores, que são: condicionar para novas habilidades corporais, observância de regras, capacidade de elaboração do pensamento, e acima de tudo, preparar e elaborar o pensamento de forma a ganhos cognitivos.

Jones D'Arques de Souza
Formado em pedagogia e psicopedagogia pela Facnec - Faculdade Cenecista de Itaboraí
Com atuação no Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Psicopedagogo com atuação na APADA de Itaboraí