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quarta-feira, 17 de março de 2010

O Resgate da Afetividade Através da Psicomotricidade

O resgate da afetividade através da psicomotricidade


Na Educação infantil, a psicomotricidade virá promover situações que coloquem o corpo em cena, estimule o desenvolvimento sensorial e da postura, dos e das relações que possibilitem uma evolução psicomotora e ainda prevenir futuras alterações ou obstáculos que possam vir a surgir no processo de aprendizagem formal.

A fase importante para trabalhar com todos os aspectos do desenvolvimento (motor, intelectual, social e emocional) é a faixa etária de zero a oito anos de idade, pois, é nesse período que se instalam as primeiras dificuldades em todas as áreas de relação com o meio no qual está inserido

A coordenação ampla global é a possibilidade de controlar os movimentos amplos do nosso corpo, ela organiza a musculatura ampla para a realização de movimentos complexos. As crianças desenvolvem essa coordenação quando brincam de correr, andar, saltar, rastejar, engatinhar, brincadeiras de andar com a bola entre as pernas, na ponta dos pés, no calcanhar, agachado além do afeto que é a fonte de tudo.

Se o educador estiver atento a essas brincadeiras ele poderá detectar possíveis dificuldades que venham se manifestar ao desenvolvimento do esquema corporal da criança. Trabalhando a coordenação motora fina, que é a capacidade de controlar os pequenos músculos para exercícios refinados, podemos utilizar atividades com os dedinhos (com música infantil), ou algumas brincadeiras.

Certamente que os jogos e brincadeiras que a criança participa não se restringem só a atividade psicomotora, resgatar e valorizar o que a criança já possui é uma forma de integrá-la no contexto e nas relações.

O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança, pois, reflete o equilíbrio entre as funções psicomotoras e sua maturidade. Uma forma de desenvolver o esquema corporal e brincando com os olhos vendados para reconhecer as partes do corpo do colega o qual tocou, nomeando essas partes do corpo.

A lateralidade e capacidade motora de percepção integrada dos dois lados do corpo: direito e esquerdo, que também é elemento fundamental de relação e orientação com o mundo exterior e com o outro. A lateralidade está ligada ao desenvolvimento do esquema corporal.

A percepção do espaço constitui um requisito para a criança se encontrar em casa, na rua, na escola, nas cidades ou no campo e em diversas situações em que a própria vida exige tanto capacidade motora quanto percepção espacial.

Piaget estudou a evolução do espaço e é muito restrito, limita-se ao campo visual e as suas possibilidades motoras. Posteriormente, quando a criança começa a andar, seu espaço de ação amplia-se e multiplicam-se suas possibilidades experiências, aprendendo a deslocar-se no espaço, captar distancias direções e demais estruturas espaciais elementares, sempre em relação ao próprio corpo.

Podemos trabalhar a psicomotricidade dentro da literatura infantil, pois, é lendo que a criança aprende a viver em sociedade, a hipotetizar situações e a expressar desejos, aprende a livrar-se de medos, pânicos ou anseios, além de obter um melhor resultado na área afetiva e emocional.

Ao ler a criança desenvolve a criatividade, a capacidade de usar a linguagem, suas estruturas psicomotoras e cognitivas e seus processos psíquicos.

A psicomotricidade proporciona meios, e recursos que consideram necessários ao desenvolvimento, psicomotor da educação infantil a fase adulta, além de estimular a criatividade, a percepção e a participação direta ou indireta da criança nas aulas e até facilita sua inclusão em sociedade, modificando seus hábitos e posturas, trabalhando seus movimentos e habilidades mais complexas, além de trabalhar afetividade.

Todo ser Humano necessita do outro, do toque, sua carência afetiva o desmotiva e o deixa como se estivesse perdido no espaço e no mundo, a psicomotricidade, utiliza diversas formas de trabalhar esta afetividade, utiliza jogos, brincadeiras, dinâmicas, leitura e muitas vezes um simples abraço, um toque ou um aperto de mão.

Quando somos psicomotricistas deixamos de nos preocupar com nós mesmos e passamos a nos preocupar com o outro, buscamos seu equilíbrio, sua harmonia com o mundo interior e exterior, um individuo extremamente trabalhado na psicomotricidade certamente se tornará um ser mais feliz, carinhoso e realizado emocionalmente.

A cada dia, podemos observar o quanto os seres se distanciam desta afetividade, chegando mesmo a esquecê-la nós enquanto psicomotricistas devemos trabalhá-la demonstrando sua total importância para a vida em sociedade e a convivência com o outro, a psicomotricidade passa neste de uma simples atividade psicomotora, onde desenvolve o corpo, a mente e as ações das crianças, para uma terapia psicomotora de rejuvenescimento, onde adultos estimulados voltam a ser crianças, resgatam a infância e o afeto perdido em suas lembranças, e os idosos, fazem uma regressão a bebes que voltam a brincar e regressam em sua infância obtendo a alegria de estar vivo.

A imagem corporal do idoso, e a importância do afeto

A imagem corporal é algo muito importante para todo ser humano, de acordo com cada convivência, harmoniosa, afetiva ou agressiva, a tristeza do idoso poderá moldar sua imagem corporal, é concreto afirmar que se o idoso está deprimido ou sofre maus tratos terá sua imagem distorcida, vai desenvolver traços de repressão e sua imagem ao passo que o idoso que é alegre, extrovertido, brinca, faz amigos, pratica esportes e a psicomotricidade, terá uma imagem corporal integra.
O ser humano, precisa antes de tudo do outro, do toque e a psicomotricidade, junto com a afetividade, a linguagem materna, vem resgatar no ser humano o que há de melhor em si, o seu ego. O afeto traz o que há de melhor para a imagem do idoso a alegria que ele transparece o carinho, o toque, a caricia, o abraço não só do filho, mas do professor, do amigo, do parente e de todos que o cercam, o amor e a ternura pode fazer milagres na vida do idoso, assim como o ódio e a mágoa pode destruir uma vida.
Devemos nos dar conta da necessidade de cada um, obter informações sobre sua vida, seu dia a dia, na medida em que fomos nos interando de sua convivência e carências afetivas poderemos interagir da melhor maneira possível.
A psicomotricidade, não deve ser utilizada como uma terapia no tratamento dos sintomas e sim na prevenção do mesmo, um corpo saudável, um corpo em movimento não adoece. A psicomotricidade trabalha a todo o momento com o corpo, um corpo sem fala, um corpo que precisa se soltar um corpo que sente um corpo que espera e a psicomotricidade trabalha com o conhecimento e o domínio corporal, não com a intensão de mudá-lo, mais sim molda-lo para melhor desenvolvimento de cada ser, em sua totalidade, e em sua socialização no meio em que vive.
O idoso quando trabalhado, transpondo seus medos e tornando sua vida mais feliz e prazerosa torna-se mais preparado para viver em sociedade, volta afazer atividades que antes pareciam impossíveis, além de se tornar mais saudável e feliz.
A psicomotricidade trata o corpo e a alma impedindo que suas cicatrizes o torne seco por dentro e que sua família perceba o quanto a necessidade do carinho familiar e que os idosos merecem, toda atenção necessária a seu desempenho afetivo, corporal e emocional. Há os que pensam que os idosos não merecem respeito, ou não precisam de cuidados por já estar no “fim da vida”, ao contrário todos sem distinção merecem igualdade.


O ABANDONO

Sabemos que ainda hoje, século XXI os filhos, amigos e parentes de idosos os viram as costas, existe muito abandono, há os que vivem em casa com os filhos, mas sofrem maus tratos, ou são tratados como estranhos, há aqueles que moram em suas casas e têm que fazer tudo sozinho embora na maioria das vezes não consigam mais não tem quem os ajude.
Outros são abandonados em asilos, sem ninguém para visitá-los ou protegê-los, como se não significassem nada nas vidas dos seus familiares, a quem dedicaram toda a sua vida, e juventude. A psicomotricidade transforma essa solidão e carência, em amizade, não os amigos da 3º idade, aqueles que têm mais experiência de vida, que transmite mais conhecimento para os jovens, também aprendem muito com a troca, pois a vida é como a educação é uma aprendizagem constante.
A psicomotricidade e o afeto buscam suprir essa falta dos familiares, é claro que com a ajuda dos mesmos tudo fica mais fácil, porém nem sempre acontece desta forma, o psicomotricista as vezes encontra resistência tanto por parte dos entes queridos, quando por parte dos próprios idosos, que muitas vezes por não estarem acostumados com toque, ao serem tocados sentem certo medo, medo do diferente, medo do novo, afinal de contas quem não se assusta com o novo? O novo sempre amedronta, o ser humano tem falhas, e uma delas é o medo, medo de falar, de ouvir, de saber a verdade, e de tentar e errar as vezes deixamos de tentar, e muitas vezes até de conseguir, por ter medo de errar.
Nós enquanto psicomotricistas não devemos desistir em momento algum, devemos lutar para conseguirmos a vitória, pois ao conseguirmos conquista-la, temos a certeza que vala a pena lutar, se não lutarmos nunca sentiremos, o sabor da vitória, a cada idoso saudável a cada rosto feliz podemos observar que a psicomotricidade faz a diferença, modifica as ações, cria vínculos, não somos só professor/aluno, somos amigos e acima de tudo seres humanos.
Por que abandonar? Ou excluir? Se podemos incluir, devemos para isso obter mais tolerância, nos pondo no lugar do outro, hoje ele é o que precisa, amanhã poderemos ser nós mesmos que precisemos, hoje excluímos, amanhã poderemos ser os excluídos, tudo deve ser pensado, já diz o filosofo “tudo que vai, um dia à de voltar”.
A psicomotricidade ensina, transforma, resgata o Eu interior, se eu amo a mim mesmo, poderei amar o meu próximo, se me desprezo me odeio ou não me aceito como sou, não poderei amar. Amar é uma das maiores virtude do ser humano, já dizia Jesus: “ame ao próximo como a si mesmo”. Entretanto, poucos seres humanos utilizam essa virtude que é um dom divino.
Tratar o corpo e a alma são coisas importantes para se recuperar a imagem do idoso. Seu corpo está bem, sua imagem será tranquila, a cada dia podemos observar a importância de estar bem, para sobrevivermos nesse mundo perigoso e difícil para viver, tudo em nossa volta é complicado, e muita coisa que antes era conhecido agora parece novo e estranho, precisamos como seres humanos, de toda ajuda possível e em muitas ocasiões temos medo de pedir ajuda, só quem esta de fora pode observar e perceber o quanto precisamos um do outro, e o quanto esta atitude é importante na hora e no momento certos.
O psicomotricista tem uma visão ampla de mundo, sabe como lidar e agir a cada situação, entende quanto à a necessidade de avançar, ou de retroagir, conforme cada situação. Hoje, podemos buscar ajuda em diferentes especialidades, como por exemplo: psicólogo, psicopedagogo, psicomotricista, arte terapeuta, musicoterapia etc. Já é uma grande mudança, visto que no passado não existia tantos especialistas para auxilio terapêutico, e na prevenção de tantos problemas, na maioria das vezes ligados ao emocional, e as dificuldades do dia a dia.
Devemos cuidar dos nossos idosos, e pensar que todos iremos envelhecer um dia, que bom será se todos envelhecêssemos com saúde, e com muita atividade e carinho de todos que nos cercam, e nos amam. Passando os últimos dias de nossa vida sentindo na pele que valeu a pena tanta luta e tanto sofrimento, e no final todos somos iguais aos olhos de Deus, e todos nós iremos para o mesmo lugar. “Somos todos anjos de uma só asa, e só podemos voar quando abraçados uns aos outros” (Luciano de Crescenzo).

Jones D'Arques de Souza
Pedagogo e Psicopedagogo formado na Facnec - Faculdade Cenecista de Itaboraí

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